No dia 06 de fevereiro, na sede da FG, foi assinado um aditamento ao convênio interinstitucional entre a Fundação Gorceix, Fundação Sorria, UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e PMOP (Prefeitura de Ouro Preto), que irá proporcionar tratamento ortodôntico a 600 adolescentes de baixa renda.
O convênio irá viabilizar programa de atendimento ortodôntico e ortopédico do bairro Pocinho, em Ouro Preto, e, segundo o presidente da Fundação Sorria, Aluísio Fortes Drummond, atenderá a demanda reprimida de 600 crianças e adolescentes, que estão aguardando tratamento há dois anos. Esses pacientes, explica ele, são casos de alta complexidade e poderão ter seus problemas ortodônticos e emocionais, em decorrência da má formação dentária, solucionados graças aos recursos disponibilizados pela Fundação Gorceix.
O professor Cristovam Paes, presidente da FG, comenta que este é o 30º aditamento do Convênio Interinstucional entre a FG, UFOP e PMOP. “Esta iniciativa integra uma das três vertentes em que se baseia a Gorceix, a da ação social, com o aval do Ministério Público, por meio da Promotoria de Fundações. As três instituições juntas buscam proporcionar à comunidade carente de Ouro Preto o acesso a benefícios sociais, como este, que se refere à saúde bucal.”
Muitas das crianças, atendidas pelo Projeto Sorria, com apoio da Fundação, segundo o professor Cristovam, hoje, adultas, já se graduaram ou estão estudando na UFOP e com a correção das deficiências, puderam melhorar a auto estima e desenvolver-se melhor nos estudos e exercer, de forma efetiva a cidadania.
O apoio da FG irá permitir a adequação do espaço da unidade do Projeto Sorria no Pocinho para receber os pacientes e a utilização de tratamento de alta tecnologia. Coordenado pelo ortodontista, Dr. Bruno Leonardo Pereira, este programa irá corrigir, questões dentárias, anomalias faciais e esqueléticas que dificultam para quem as tem, a inserção ao mercado de trabalho e o convívio social.
Outro ponto positivo é que, devido à técnica inovadora a ser utilizada, um maior número de pessoas poderá ser atendido em um tempo mais curto e com a mesma eficiência das técnicas tradicionais.
O evento contou com a presença do presidente da FG, prof. Cristovam Paes de Oliveira, do prefeito de Ouro Preto, José Leandro, do presidente da Fundação Sorria, Aluisio Fortes Drumond, do pro-reitor de extensão da UFOP, prof. Rogério dos Santos de Oliveira, do presidente da Câmara Municipal de OP, Thiago Mapa, secretários da prefeitura e de diversos vereadores.
Da esquerda para a direita: prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, superintendente da FG; José Leandro, prefeito de Ouro Preto; prof. Cristovam Paes de Oliveira, presidente da Fundação Gorceix; Aluisio Fortes Drumond, presidente da Fundação Sorria; prof. Rogério dos Santos de Oliveira, pro-reitor de extensão da UFOP e vereador Thiago Mapa, presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto