No dia 6 de maio foi realizada, na sede da Fundação Gorceix, uma comemoração dupla pelos 56 anos da Instituição e pelo Dia do Trabalho. Participaram da solenidade, convidados externos, além de membros da administração da FG, conselheiros, funcionários e um grupo de ex-alunos da Escola de Minas, da SEMOP-BH.
Compuseram a mesa o presidente do Conselho Diretor, engenheiro Cloves Otávio Nunes de Carvalho, o presidente do Conselho Curador e Consultivo, engenheiro José Armando de Figueiredo Campos, o presidente executivo da FG, professor Cristovam Paes de Oliveira, o reitor da UFOP, professor Marcone Jamilson Freitas Souza e o geólogo, ex- aluno e professor, Frederico Laier.
Durante a solenidade, funcionários foram homenageados e receberam uma “Honraria Gorceix”, medalha que é concedida a pessoas ou empresas que contribuem de alguma forma para o desenvolvimento da engenharia nacional, da Escola de Minas ou mesmo da Fundação Gorceix. Os homenageados deste ano foram: Ana Maria Inácio Rolim, Renato Luiz Rodrigues e Tânia Oliveira da Silva, todos do quadro permanente da Gorceix, pelos bons serviços prestados no exercício de suas funções.
O professor Cristovam Paes de Oliveira ressaltou que o desenvolvimento da Fundação Gorceix é resultado do trabalho conjunto de toda a equipe da Gorceix, hoje composta pelos Conselheiros, professores/pesquisadores, funcionários, bolsistas, além é claro, da efetiva participação das empresas parceiras. A dedicação desses atores é que permite à Gorceix cumprir o determinado por seu estatuto: apoiar a Escola de Minas/UFOP, assistir os alunos carentes da instituição, promover pesquisas tecnológicas, contribuir para a melhoria e para o crescimento da engenharia brasileira, sempre tomando como premissa básica a responsabilidade social e ambiental.
Lançamento de livro
Fez parte da comemoração o lançamento do livro “A vida de Ben Barnes e o início efetivo da Indústria Brasileira do Petróleo”, de autoria do geólogo, ex-aluno da Escola de Minas e professor, Frederico Pereira Laier.
O livro resgata a história, fatos e personagens, que contribuíram para o desenvolvimento da indústria do petróleo e do gás natural no país, nas décadas de 1940, 50 e 60. Em suas 296 páginas, são abordas questões científicas, baseadas em relatórios cedidos pela Petrobras, e a vida de Ben Barnes, engenheiro de minas britânico, que adotou o Brasil como sua segunda pátria, aonde chegou em 1945. Ben Barnes, além de ter se dedicado à pesquisa do Petróleo, especialmente na Bacia do Recôncavo (BA), foi também professor na Escola de Minas de 1957 a 1963.
Para produzir o livro, o autor empreendeu dois anos de pesquisas, inclusive com viagens à Alemanha, Inglaterra e Trinidad e Tobago e contou com apoio da Agência Nacional do Petróleo, Petrobras, Schlumberger, Geosol, Fundação Gorceix e Fundação Victor Dequech.
O próximo lançamento será no Rio de Janeiro em data a ser ainda definida, no BRGC, Centro de Pesquisa da Schlumberger.